Post banner | Gestão de Vulnerabilidade: Vulnerability Hunting
    servicesgestao-de-vulnerabilidade

Gestão de Vulnerabilidade: Vulnerability Hunting

A sua organização conhece as vulnerabilidades do seu ambiente tecnológico? A Gestão de Vulnerabilidade permitirá que sua equipe detecte e remedie fragilidades em tempo hábil!



A sua organização possui uma visão das vulnerabilidades que o seu ambiente de Tecnologia tem? Existe um endereçamento dessas vulnerabilidades que atendem a política de segurança? Quantas vulnerabilidades já possuem patch disponível? Quantas vulnerabilidades identificadas no ambiente possuem exploit disponível? Quantas estão associadas a ransomware? E o mais importante, quantas dessas vulnerabilidades já foram corrigidas? E o mais importante: qual o tempo que a sua organização leva para tomar uma ação efetiva para neutralizar ou mitigar os riscos dessas vulnerabilidades?

Essas são algumas perguntas que a Gestão de Vulnerabilidades irá responder para a sua organização, pode-se dizer que este gerenciamento é um dos requisitos que a sua organização precisa possuir dentro da área de segurança. A Gestão de Vulnerabilidades irá permitir que a sua equipe de saiba quantas vulnerabilidades novas seu ambiente possui, permitindo o endereçamento das mesmas para que tratativas sejam realizadas antes que um comprometimento aconteça.

O que é Gestão de Vulnerabilidades?

Vulnerabilidade é definida pela ISO 27002 como uma fragilidade de um ativo ou controle que podem ser explorados por uma ou mais ameaças.

O termo “Gestão de Vulnerabilidades” diz respeito a um processo contínuo em que as vulnerabilidades são identificadas e os riscos dessas vulnerabilidades são avaliados. Essas avaliações visam controlar riscos, a partir das correções das vulnerabilidades, adoção de táticas de defesa ou até mesmo uma aceitação formal do risco.

Em suma, o principal objetivo de um processo de gestão de vulnerabilidades é detectar e remediar as fragilidades em tempo hábil a partir de avalições regulares das vulnerabilidades no ambiente.

De acordo com a Publicação Especial NIST 800-53 (Rev. 4) [8], uma avaliação de vulnerabilidade é uma “avaliação sistemática de um sistema de informação ou produto para determinar a adequação das medidas de segurança, identificar deficiências de segurança, fornecer dados para prever a eficácia das medidas de segurança propostas e confirmar a adequação de tais medidas após a implementação”.

Dessa forma, avaliações regulares garantem que novas vulnerabilidades sejam detectadas em tempo hábil e sejam corrigidas mais rapidamente. Tendo esse processo em vigor podemos devidamente reduzir os riscos que uma organização possa estar enfrentando.

Como a Gestão de Vulnerabilidades pode ajudar a sua organização?

A Gestão de Vulnerabilidades é fundamental para ajudar as organizações a proteger seus ativos, minimizar riscos, atender a requisitos regulatórios e preservar sua reputação. Ao implementar uma abordagem sistemática para lidar com as vulnerabilidades, as organizações podem fortalecer sua postura de segurança e estar melhor preparadas para enfrentar as ameaças em constante evolução no ambiente digital.

Na Unidade 37, definimos etapas que compreendem e norteiam o processo de gestão de vulnerabilidades, apoiando em todos os pilares estratégicos do ciclo.

Processo de Gestão de Vulnerabilidades na Unidade 37Processo de Gestão de Vulnerabilidades na Unidade 37

Nossos diferenciais

Visibilidade em tempo real

Dashboards dinâmicos que permitem visualizar em tempo real as vulnerabilidades identificadas, permitindo priorizar as vulnerabilidades baseado no risco do negócio, CVSS, Severidade e Cyber Risk Exposure.

Integração com plataformas de gestão da sua organização

A Unidade 37 tem capacidade de realizar integrações com sistemas do cliente para centralizar as vulnerabilidades identificadas durante as Análises de Vulnerabilidades e Testes de Intrusão, possibilitando ao cliente endereçar e tomar ações de maneira mais ágil.

Processo contínuo

Verificações recorrentes garantem que novas vulnerabilidades sejam detectadas em tempo hábil, permitindo que sejam corrigidas mais rapidamente.

Ter um processo de gestão de vulnerabilidade em operação reduz os riscos que uma organização possa estar enfrentando.

Alinhados com o seu negócio

Nossos especialistas possuem anos de experiências e entendemos de forma rápida quais são os riscos relevantes ao seu negócio dentro da nossa perspectiva, nesse aspecto, a priorização e estratégia de remediação leva em consideração os seguintes pontos:

  • Analisar as vulnerabilidades identificadas e determinar os riscos associados (Existência de exploit, explorações “in-the-wild”, patch disponível, etc); -**** Priorização baseada na criticidade dos ativos;
  • Uso de soluções de scraping para identificação de 0-days;
  • Contexto sobre a exposição do ativo a ataques.

Ambientes Complexos e Sensíveis? É a nossa especialidade!

A Unidade 37 possui capacidade de Identificar e Gerenciar as vulnerabilidades em diversos tipos de ambientes, em redes complexas e cenários não favoráveis. Nossos engenheiros e arquitetos possuem experiência em diversos tipos de cenários, alguns deles:

  • Infraestrutura (Interna e Externa);
  • DAST (Aplicações Web, API’s);
  • IaaS (Instancias EC2, Instancias GCP, Azure VM);
  • PaaS (RDS, Azure SQL Database, Elastic Bean Stalk, Containers);
  • Análise de Vulnerabilidades em Infraestrutura de T.I ou T.A.

Antecipe ameaças, proteja seu negócio! Conheça nosso serviço de Vulnerability Hunting! Entre em contato conosco através do e-mail contato@unidade37.com.br e converse diretamente com um de nossos especialistas.